Como comprar criptomoedas de forma segura

Written by Bruna Lopes

Posted on December 21st, 2023

Descubra como comprar criptomoedas com segurança: dicas essenciais sobre plataformas confiáveis, diversificação de portfólio e estratégias de investimento.

No Brasil, a compra de criptomoedas e Bitcoin vem crescendo significativamente. Entre janeiro e maio de 2023, o Banco Central do Brasil registrou um aumento de 19% nas compras de BTC, em comparação com o mesmo período de 2022, conforme indicado em seu balanço de pagamentos.

Ou seja, investir em criptomoedas se tornou uma atividade comum para muitos investidores. No entanto, é fundamental entender como comprar criptomoedas de forma segura para evitar riscos desnecessários.

Neste artigo, exploraremos os passos essenciais para garantir uma experiência segura ao investir em criptomoedas.

Entendendo o básico

Antes de iniciar sua jornada para comprar criptomoedas, é importante entender o que elas são e como funcionam.

As criptomoedas são moedas digitais que utilizam a criptografia para segurança e operam em uma tecnologia chamada blockchain. Compreender esses conceitos básicos é o primeiro passo antes de investir em criptomoedas.

Escolhendo uma plataforma confiável

Quando se trata de comprar criptomoedas, a escolha da plataforma é fundamental. Procure por plataformas reconhecidas, como a token.com.

Elas devem oferecer medidas de segurança robustas, como criptografia de dados. Além disso, verificar as avaliações e reputação da plataforma pode fornecer insights valiosos sobre a sua confiabilidade.

Segurança é prioridade

Comprar criptomoedas exige muita atenção à segurança por algumas razões bem simples:

  1. Valor Digital: Diferente do dinheiro físico, as criptomoedas existem apenas no mundo digital. Isso significa que você precisa de proteção digital (como senhas fortes e medidas de segurança online) para evitar que alguém roube seu investimento.

  2. Fraudes e Golpes: Como as criptomoedas são populares e valiosas, muitos golpistas tentam enganar as pessoas. É crucial estar atento e conhecer as formas de proteger seus investimentos para não cair em fraudes.

Por esses motivos, tratar a segurança como prioridade é essencial para quem quer comprar criptomoedas de forma inteligente e segura.

Diversifique seu portfólio

Uma estratégia inteligente ao comprar criptomoedas é diversificar seu portfólio. Nunca coloque todo o seu dinheiro em uma única criptomoeda. Diversificar pode ajudar a mitigar riscos e potencializar os ganhos.

Diversificar um portfólio de criptomoedas é como não colocar todos os ovos na mesma cesta. Quando você investe em diferentes tipos de criptomoedas, está espalhando seus riscos.

Se uma criptomoeda não vai bem, você não perde tanto, porque tem outras que podem estar indo bem. Esta é uma maneira de se proteger contra as grandes oscilações que são comuns no mercado de criptomoedas.

Dito isso, a plataforma da token.com é uma ótima opção para você diversificar o seu portfólio, pois ela oferece mais de 160 projetos únicos nos quais você pode investir e proteger a sua carteira.

Mantenha-se informado

O mercado de criptomoedas é volátil e muda rapidamente. Portanto, manter-se informado é essencial.

Siga as notícias do mercado, participe de comunidades e fóruns, e nunca pare de aprender. Isso o ajudará a tomar decisões mais informadas ao comprar criptomoedas.

Por exemplo, no aplicativo da token.com, os usuários podem acessar um feed de notícias que é atualizado regularmente por nossa comunidade. Funcionando como uma plataforma de investimentos social, o app permite a ampla disseminação de conhecimentos entre todos os usuários, criando assim uma rede social focada em tokens.

Use exchanges respeitáveis

Quando se trata de onde comprar criptomoedas com segurança, escolher uma exchange respeitável é uma parte importantíssima.

Pesquise sobre as exchanges, verifique suas licenças e assegure-se de que elas oferecem um bom suporte ao cliente.

Planeje sua estratégia de investimento

Antes de comprar criptomoedas, é importante ter um plano claro. Defina seus objetivos de investimento, entenda seu apetite ao risco e estabeleça limites.

Uma abordagem disciplinada com certeza ajudará no processo de como investir em criptomoedas de forma mais segura.

Volatilidade do Mercado

Criptomoedas são conhecidas por suas rápidas mudanças de preço. Um plano ajuda você a não comprar criptomoedas e tomar decisões apressadas ou baseadas em emoções quando os preços mudam muito.

Desta forma, uma estratégia recomendada é fazer a compra aos poucos, permitindo que você invista valores menores periodicamente e, com isso, vá aproveitando as altas e baixas do mercado crypto.

Riscos e Recompensas

Apesar do potencial de ganhos exponenciais, cada criptomoeda tem seu próprio risco. Por este motivo, é importante ter conhecimento sobre os riscos envolvidos, tais como os listados a seguir.

Risco Operacional

Desafios técnicos e falhas operacionais, como problemas com carteiras de criptomoedas ou plataformas de negociação, podem levar a perdas significativas.

Volatilidade

As criptomoedas são notoriamente voláteis, com flutuações de preço frequentes e extremas, aumentando o risco de perdas substanciais.

Extorsão

Há um risco crescente de extorsão digital, onde hackers exigem pagamentos em criptomoedas para não divulgar informações sensíveis ou desbloquear sistemas infectados.

Falsas Exchanges de Criptomoedas

Algumas plataformas de troca de criptomoedas são fraudulentas e podem desaparecer com os fundos dos investidores.

Fraude

As criptomoedas podem ser usadas em uma variedade de fraudes, incluindo esquemas de pirâmide e ofertas iniciais de moedas (ICOs) fraudulentas.

Além disso, é importante ficar atento às plataformas que prometem retornos elevados com criptomoedas, visto que podem resultar na perda total do capital investido.

Regulamentação

A falta de supervisão regulatória pode expor os investidores a riscos maiores em comparação com investimentos mais tradicionais.

Gapping

As criptomoedas podem ser afetadas por "gapping", onde o preço salta de um nível para outro sem negociação entre eles, potencialmente acionando ordens de stop loss.

Evitar Perdas Grandes

Sem um plano, você pode investir mais dinheiro do que deveria ou colocar tudo em uma única criptomoeda. O planejamento ajuda a distribuir seu investimento, reduzindo o risco de perder muito se uma criptomoeda específica não for bem.

Objetivos Claros

Quando você tem um plano, você define objetivos claros para seu investimento. Isso pode ser quanto dinheiro você quer ganhar ou por quanto tempo quer manter suas criptomoedas.

Qual criptomoeda é a mais segura para começar?

No mundo digital, assim como temos dólar, euro e libra no mundo real, existem várias criptomoedas para comprar e vender. Entretanto, os especialistas recomendam que quem está começando deve comprar Bitcoin primeiro. Segundo Safiri Felix, diretor-executivo da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), “O bitcoin é apenas um tipo de criptomoeda, porém é com certeza o principal, o mais maduro e o que tem mais liquidez no mercado”

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda inventada, e é a mais conhecida e com mais negociação no mercado. Por isso, é recomendável começar por ela para que o investidor se acostume com este tipo de investimento e com as oscilações do mercado de criptomoedas.

Conclusão

Comprar criptomoedas pode ser uma jornada empolgante e uma oportunidade de diversificação aos investimentos tradicionais, mas é vital investir com cuidado e conhecimento. Se seguir as dicas apresentadas neste artigo e sempre priorizar a segurança, você estará mais preparado para explorar o mundo das criptomoedas com confiança.